Street Dance ou
Dança de rua
Mesclando movimentos coordenados e harmoniosos, o Street Dance (dança de rua) é uma dança que teve sua origem nos guetos americanos na década de 30 e ganhou notoriedade com a explosão do movimento funk, principalmente graças às danças do cantor James Brown. Nos anos 80, o ritmo já havia conquistado todo o mundo e era um verdadeiro fenômeno, apresentando músicas de batidas forte como principal característica.
No street dance, movimentos básicos, naturais, como andar, saltar, toque-lado, step touch são plenamente explorados, assim como movimentos mais complexos, como o contratempo, a combinação braço e perna, movimentos finos de quadril, de corpo tipo onda, e ombro com deslocamento. Trata-se de uma dança de rua que mistura estilo e realidade gestual, com movimentos coordenados e harmoniosos, fazendo do corpo uma forma de comunicação.
Muitas são as vantagens da prática da dança de rua como atividade física, já que é composta de movimentos intensos, ágeis e sincronizados, e trabalha simultaneamente os membros superiores, inferiores, glúteos, sendo possível, inclusive, criar um excelente condicionamento físico e alta resistência. Por se tratar de uma modalidade que exige uma rápida resposta dos movimentos corporais, o street dance também é uma excelente forma para quem quer perder peso de forma rápida e eficiente, podendo chegar a gastar cerca de 600 calorias por aula. Além disso, a dança de rua previne contra dores na musculatura, auxilia na manutenção da postura, melhora a circulação e melhora a capacidade de concentração.
